01
abr
2021

Celebration – a clássica vida americana

Esse é com certeza um passeio para fugir da correria de parques e compras maçantes de Orlando, uma opção alternativa e não muito turística. Ela acaba sendo muito conhecida por ser o local onde os famosos brasileiros possuem casa, como por exemplo, Silvio Santos.

Quando Walt Disney idealizou o Epcot, em sua primeira versão, tinha em mente uma cidade-modelo para o século XXI, onde todos os problemas urbanos – como transportes, meio ambiente, infra-estrutura e saneamento básico – fossem resolvidos para que as nações do mundo aprendessem essa tecnologia e a levassem para seus países. O visionário empreendimento criado por Disney não se realizou porque seu mentor se foi antes de assentar a pedra fundamental do maior sonho, mas o que todos não sabem é que essa pedra foi assentada no coração e no espírito da equipe Disney, e muitos anos depois da morte de Walt o projeto da cidade-modelo para o futuro tornou-se uma realidade nas mãos de Michel Eisner.

A história de Celebration começa nos anos 60, junto com as primeiras plantas do Walt Disney World, após o sucesso da Disneylândia. Enquanto os desenhistas de Walt trabalhavam nos projetos do parque da Flórida, que na cabeça de Disney já estavam prontos, ele próprio criava o que julgava ser a solução para acabar com o elevado crescimento do caos urbano, o que ele chamava de “cidade-modelo”. A cidade foi imaginada para ser uma construção futurística e modelo de comunidade; um lugar tecnologicamente avançado e protegido por redomas de vidro. O seu nome de código seria Epcot. Walt esperava que as pessoas vivessem e trabalhassem com o máximo de conforto e eficiência. O projeto ficou engavetado até meados de 1990, quando a empresa retomou a ideia. Ela foi construída em uma área de 40km2 a cerca de 10km do Magic Kingdom, dentro da propriedade Disney. Foram erguidas 8 mil residências para abrigar 20 mil pessoas entre famílias, jovens casais e aposentados.

As fachadas das casas foram projetadas pelos arquitetos mais renomados dos EUA, para recriar um ambiente residencial, com os estilos mais importantes da América: vitoriano, clássico, colonial, litorâneo, mediterrâneo e francês, em uma área famosa por sua tranquilidade e beleza.

A cidade é dividida em 3 áreas principais: residencial, com espaço para as 20 mil pessoas viverem em 8 mil casas; comercial, com toda a infra-estrutra de serviços, como bancos, supermercados, lavanderias, postos de gasolina, hospitais; educacional, com a academia de ensino e a escola Celebration.

O design encoraja as pessoas a se mudarem do isolamento forçado das áreas privativas para espaços sociabilizados, como parques, praças, áreas de jogos, piscinas e ciclovias.

Hoje, a cidade é uma das mais bonitas do estado, retratando bem a vida americana, com casas tradicionais, pequenos lagos e claro, um centrinho maravilhoso, com alguns restaurantes, algumas lojinhas, um cinema de rua e cafeterias. Neste mesmo centro, encontra-se o lago mais famoso da cidade, o Lake Rianhard, em frente a ele, você poderá desfrutar de um delicioso ambiente, ao se sentar nas cadeiras de balanço que ficam de vista para o lago.

Enfim, Celebration é um projeto de condomínio fechado, dentro de um centro urbano, como invejável infra-estrutura de saúde, educação, transporte, comércio, segurança e lazer. Um exemplo de genialidade e do legado de Walt Disney que foi seguido por Michael Eisner.

Fonte: Orlando em família.
Fonte: Charmichael realth.

Opção de passeio de bicicleta: Lá eles disponibilizam bicicletas para aluguel, individuais ou de até 6 lugares. Nós já alugamos e amamos a experiência, indicamos para todas as idades, a família vai amar. Eles disponibilizam bicicletas individuais para adultos e crianças, triciclos e aquelas de 4/6 pessoas por 2h, o preço varia de US$15 à US$30, vocês com certeza irão dar muita risada no percurso, ainda mais no verão, que cansa mais ainda (é difícil demais, carregar 6 pessoas em uma bicicleta não é tão fácil o quanto parece). Estejam atentos aos horários de funcionamento para alugar as bicicletas, geralmente é das 10h às 16h, mas pode haver alterações devido ao clima.

DICA: Ir almoçar/jantar em um dos deliciosos restaurantes do centro (Upper Crust Pizza Café, Café D’Antonio, Columbia Restaurant, Imperiu Food & Wine, Celebration Town Tavern…), passar na Sweet Escape Celebration Bakery ou na Kilwins para comprar um doce e um café. Sente-se nas cadeiras de balanço em frente ao lago e enjoy the view. Quando terminar de tomar o seu café, dê uma voltinha pelo centro, conheça as lojinhas, o cinema, as fontes e o hotel, garanto que você e sua família não vão se arrepender. Aconselhamos a irem por volta de umas 17h para ver o pôr do sol e depois jantarem lá mesmo.