03
maio
2021

Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia – Como conseguir?

O Certificado Internacional de Vacinação é o documento que comprova a vacinação contra doenças. Ele é necessário porque alguns países exigem o documento para a entrada em seu território. Se você vai viajar para o exterior ou se seu voo tiver escala ou conexão, confira todos os países por onde irá passar. 

Confira a lista completa dos países que solicitam o certificado:

As exigências dos países podem ser alteradas a qualquer momento. É importante que os viajantes se assegurem das exigências
do país para o qual irão viajar, consultando as informações disponibilizadas pelo Consulado ou Embaixada do país.

O certificado é emitido gratuitamente e não tem prazo de validade, você só precisa tirá-lo uma vez na vida.

Onde tomar a vacina?
O cidadão pode obter a vacina gratuitamente em uma unidade pública de saúde ou procurar algum dos serviços de vacinação privados para se vacinar. O CIVP é emitido apenas para vacinas realizadas no Brasil.

Importante: para a vacina contra a febre amarela, é obrigatório haver um intervalo de no mínimo 10 (dez) dias entre a aplicação e a data da viagem. Além disso, é necessário tomar a dose padrão da vacina (0,5 ml).

Como conseguir o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP)?

1. Acesse www.gov.br.

2. Na área O que você procura?, na página inicial, digite CIVP ou Certificado Internacional de Vacinação e clique sobre a lupa para realizar a busca;

3. No resultado na busca, clique em Tirar o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia;

Observação: As etapas 1 a 3 podem, ainda, ser substituídas se o cidadão optar por acessar o link direto: https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-o-certificado-internacional-de-vacinacao-e-profilaxia.

4. Em seguida, clique no botão Iniciar;

5. Em acesse sua conta gov.br, digite CPF e clique em Avançar;

6. Digite a senha e clique em Entrar;

7. No passo 1 Dados do Viajante, confira seus dados pessoais;

8. No passo 2 Dados do seu Cartão de Vacinação, preencha os dados de número do lote da vacina contra febre amarela e data de vacinação, conforme consta em seu cartão nacional de vacinação;

9. Anexe arquivo de imagem ou cópia digitalizada do comprovante nacional de vacinação, que deve estar preenchido de forma correta e legível, com os seguintes dados obrigatórios: nome completo do cidadão; identificação da vacina (nome, fabricante e número do lote); identificação da data e da unidade em que ocorreu a aplicação da vacina; e assinatura do profissional de saúde que realizou o procedimento.

10. Clique em Enviar solicitação para encaminhar a solicitação.

Após o envio da solicitação, o cidadão receberá um e-mail automático informando que seu pedido foi recebido com sucesso.

Eu já tinha o certificado, mas ele é o antigo, do modelo que ainda tem validade da vacina. Eu preciso renovar ele?

Certificado antigo
Certificado novo

Em maio de 2014, a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu que uma única dose de vacina contra febre amarela confere imunidade por toda a vida, sendo a posição ratificada (confirmada) em assembleia realizada em maio de 2016. Assim sendo, a partir de 11 de julho de 2016, para emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), deverá ser considerada apenas uma dose padrão da vacina contra febre amarela.

Por determinação da OMS (https://www.who.int/ith/updates/20160727/en/), o período de validade do certificado internacional de vacinação contra febre amarela mudou de 10 (dez) anos para vitalício, incluindo os novos certificados e aqueles já emitidos. Ou seja, os certificados apresentados por passageiros, mesmo já tendo passado mais de 10 anos desde a data da última vacinação (e que tenham a validade de 10 anos registrada), são considerados válidos, não podendo ser requerida a vacinação de reforço. Portanto, não há necessidade de trocar o certificado para atualização do período de validade.

Quanto tempo leva para receber uma resposta da solicitação?

Até 10 dias úteis é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

Quanto custa?
Este serviço é gratuito para o cidadão.

Qual a validade do certificado?

Para toda a vida.

A partir de qual idade é necessário ter o certificado?

Crianças a partir de 9 meses de idade precisam do Certificado.

Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

Atendimento Telefônico: 0800-642 9782 (dias úteis, das 7h30 às 19h30).

Webchat